Metodologia Termika

Uma abordagem holística que visa a melhoria contínua das dimensões mais relevantes de seu negócio, em prol de sua perenização adaptativa.

A Metodologia Termika

Acreditamos, de forma até filosófica, que sempre existirá espaço para otimização de qualquer tipo de sistema. Acreditamos também que se esta otimização não ocorrer com a devida dosimetria e tempestividade, o próprio princípio universal da entropia crescente fará com que este sistema colapse.

Ao mesmo tempo, reconhecemos a dificuldade prática que empresas de pequeno e médio porte enfrentam para levar a cabo as mudanças necessárias, que assegurem a perenização de seus negócios.

Empresas de pequeno e médio porte, possuem uma série de características que se por um lado são as que justamente asseguram sua vantagem competitiva, por vezes se configuram em vulnerabilidades, que devem ser levadas em consideração quando trabalhadas.

Diferentemente das S.A.’s e das grandes corporações, empresas de pequeno e médio porte normalmente possuem uma gestão familiar (o que não significa, de forma alguma, que não seja uma gestão “profissional”!), são menos predispostas a assumir riscos elevados, normalmente se alavancam somente sobre seus próprios recursos, não podem de forma alguma comprometer seu fluxo de caixa, são ágeis e assertivas, mas também possuem elevado um nível dependência de fundo técnico e/ou emocional de seu fundador ou principal gestor, mesmo nas operação tecnicamente mais simples.

Pare atender a este tipo de perfil específico, desenvolvemos a Metodologia Termika (termika = térmica em idioma Esperanto).

Térmicas são correntes de ar ascendentes, aproveitadas por aves e planadores, que voam em círculos sob ela, ganhando altitude a cada volta.

Esta metáfora representa os princípios básicos de nossa metodologia – visão 360º, melhorias contínuas, preferencialmente desprovidas de maiores solavancos ou saltos quânticos mirabolantes.

DIMENSÕES

Nossa abordagem analisa diversos aspectos relevantes para a garantia da perenidade da sua organização:

FASES DO PROJETO

O processo é desenvolvido em basicamente três etapas:

Avaliação
A etapa de Avaliação, funciona como um check-up de sua organização. É muito comum a percepção de que dificuldades estão sempre atreladas à falta de um plano estratégico, mas isto não é o que vemos ocorrer na prática. Muitas vezes a empresa está suficientemente bem-posicionada no aspecto estratégico, mas fatores operacionais de ordens diversas impedem as organizações de atingir os propósitos de seus acionistas / stakeholders. Uma análise mais profunda e abrangente pode mapear pontos de maior atenção que podem ser posteriormente endereçados de forma mais efetiva.
Ajustes
Finda a etapa de Avaliação, entra em cena o Plano de Ajustes, endereçando os pontos considerados urgentes. Exemplos típicos poderiam ser fatores relacionados a fluxo de caixa, ou processos internos relacionados a resolução e conflitos.
Sustentabilidade
Sanados os pontos mais nevrálgicos, pode-se traçar um plano de mais longo prazo, visando justamente a sustentabilidade do negócio. Um planejamento estratégico definirá posicionamentos futuros e as competências necessárias para a evolução contínua do negócio e planos de ação específicos podem ser desenhados para cada uma das áreas da empresa nesta direção. Novos ciclos vão-se repetindo, até que a transformação passe a fazer parte a cultura da empresa E a cada novo ciclo, a empresa ganha maturidade, resiliência, sustentabilidade.

Nossos diferenciais:

Com o apoio de uma equipe multidisciplinar que busca unir a teoria e a prática, trabalhamos tanto os aspectos técnicos quanto os aspectos emocionais, para que a transformação de seu negócio seja conduzida de forma mais  assertiva e eficiente possível.

Acreditamos que as organizações são, em essência, formadas por pessoas e, por isso, entendemos que qualquer processo de mudança significativa deve considerar tanto os aspectos técnicos quanto os emocionais.


Ignorar esse fato pode comprometer a eficácia das transformações, uma vez que a organização tende a retornar ao seu antigo padrão de comportamento após o impulso inicial, deixando de colher os benefícios das novas práticas e atitudes implementadas.


Para garantir uma abordagem equilibrada entre teoria e prática, nossa equipe multidisciplinar reúne profissionais com sólida formação acadêmica e ampla experiência executiva.


Isso nos permite aplicar conceitos e frameworks de maneira balanceada e pragmática, visando resultados efetivos e sustentáveis para as organizações com as quais trabalhamos.


E sua realização em fases e gradual, é mais assertiva, mitiga riscos e assegura que as mudanças pretendidas façam de fato parte do novo dia a dia da organização.


Ou como diria Peter Drucker, evita que a cultura coma a estratégia no café da manhã…!